A celebração do Dia da Europa

0
93

O Dia da Europa, 9 de maio, assinala o fim da Segunda Grande Guerra e é a data em que é proferida a Declaração de Robert Schuman (fotos de arquivo aqui) que partilhou a sua visão para uma Europa unida em 1957: “A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam (…) “A Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto”.

Atualmente designada União Europeia, teve por precursoras a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), criada em 1951, que abriu o caminho para a Comunidade Económica Europeia (CEE), na sequência da assinatura dos Tratados de Roma (Tratado Constitutivo da CEE e Tratado Constitutivo da Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom), assinados em 25 de março de 1957 pela Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo e que completam em 2017 60 anos.

O Dia da Europa, celebrado pela primeira vez em 1986 e inicialmente dirigido às comunidades escolares, é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.

As celebrações em Portugal contam com a presença do Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. Os vários eventos incluem a 5.ª edição da Bolsa do Empreendedorismo, o anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa e um concerto nos seis órgãos da Basílica de Mafra.

O Centro Europe Direct do Algarve celebra este ano o Dia da Europa em Lagos em colaboração com aquela autarquia.

#Europeday #EU60 #futureofeurope #Aeuropapertodemim

Europa em Lagos veste-se de azul e celebra o Mar

No próximo dia 9 de maio, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Centro Europe Direct Algarve e o Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 associam-se ao Município de Lagos para festejar o Dia da Europa, assinalando igualmente o Dia Europeu do Mar (20 de maio), valorizando Lagos enquanto Terra dos Descobrimentos e potenciando as oportunidades do CRESC Algarve 2020 para os investimentos assentes na Economia do Mar.

Ao longo do dia, o programa oferecido à população é de celebração e festa, para assinalar os 60 anos dos Tratados de Roma e os 30 anos do programa ERASMUS, o mais europeu de todos os programas. Do hastear das bandeiras ao som da banda Filarmónica local ao concerto do fim da tarde no Auditório da cidade, das performances de teatro aos percursos de descoberta para os mais novos até às visitas a projetos financiados pelo CRESC Algarve 2020, muitas são as propostas para Dia da Europa.

Durante a tarde, no auditório dos Paços do Concelho LAGOS SÉCULO XXI, a conferência Ris3Azul propõe-se debater as escolhas regionais, consubstanciadas na Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Algarve), nos projetos em curso, no posicionamento do Algarve na Política Comum de Pescas e na valorização dos recursos do Mar. Um filme proposto pela SCIAENA – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação e uma comunicação inicial de Conceição Santos, da Direção-Geral de Política do Mar, darão o tom para a mesa redonda moderada por Maria João Bebianno, reconhecida investigadora da Universidade do Algarve, com a participação de representantes da DOCAPESCA, CCDR Algarve e Município de Lagos.

Acompanhe também na página oficial:

http://www.ccdr-alg.pt/site/info/ed/dia-da-europa-em-lagos-veste-se-de-azul-e-celebra-o-mar-9-de-maio

#EMD2017#Energyunion #Europeday #EU60 #EuropeDirectAlgarve #Lagos

Passatempos Europa

#EUSolidarityCorps

Envia-nos uma fotografia com 1 legenda que comece por ‘Solidariedade é’ e ganha €500 em vouchers de viagem  – facebook Europe Direct Algarve

#Friends4Europe – até 9 de maio

30º aniversário do programa Erasmus  – Para poderes ganhar partilha uma foto com amigos europeus no Instagram, com o #Friends4Europe ou diretamente na app. A foto com mais gostos ganha um bilhete de interrail duplo –  facebook Europe Direct Algarve

#AEuropaPertodeMim – até 9 de maio

Descobre a rede de 19 Centros de Informação Europe Direct em Portugal e habilita-te a ganhar tablets de última geração, máquinas fotográficas e muitos outros prémios – facebook Europe Direct Algarve

Rubrica Maio – mês da Europa

Partilhe connosco o seu evento 9 de maio- Dia da Europa e publicá-lo-emos nesta rubrica ao longo do mês de maio!

Abraço com amizade. Um bom 9 de maio

Um artigo:

 

Publicidade
Partilhar
Centro Europe Direct do Algarve
O Centro Europe Direct do Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia, existindo 19 em Portugal. A Assembleia Geral Anual (AGM ) decorre nornmalmente em outubro e a rede celebrou 10 anos em 2015. Atualmente a Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 19 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «Todos somos EUropa»!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.