Odiana colabora na criação de novas parcerias entre agentes turísticos do Baixo Guadiana

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A primeira das quatro sessões de matchmaking teve lugar a 28 de Abril

A associação Odiana está empenhada em colaborar no processo de estreitamento de relações entre os empresários do setor do turismo no Baixo Guadiana. Por essa razão levou a cabo já a primeira sessão de matchmaking, que teve lugar no passado dia 28 de Abril, no âmbito do seu ciclo de sessões empresariais, que são já regulares pelo trabalho desenvolvido por esta associação.

No total vão ter lugar quatro sessões que juntam os segmentos do alojamento, restauração, animação turística e agroalimentar para que se intensifiquem as parcerias e redes já existentes, bem como surjam novas, sendo que  o objetivo é dar lugar a novos produtos turísticos integrados.

De acordo com a Odiana “pretende-se dar acréscimo ao valor das empresas e incremento na capacidade de, em conjunto, apresentarem ofertas turísticas estruturadas que respondam à procura internacional”.

Para já, e decorrentes dos resultados alcançados pelo «Estudo sobre o Potencial do Setor Turístico do Baixo Guadiana nos Mercados Internacionais», apresentado no passado dia 31 de março na Casa do Sal em Castro Marim, estão em cima da mesa dois programas turísticos inovadores: o «Experience Guadiana» e o «Taste Guadiana». Ambos foram delineados com o objetivo primordial de aproveitar o potencial do turismo de natureza e agroalimentar do território, agregando-lhes serviços, qualidade e ofertas variadas.

“O convite está feito numa lógica de promoção do Baixo Guadiana no estrangeiro. Trata-se da oportunidade ideal para dinamização dos negócios locais, cooperação empresarial e finalmente, trabalhar com os empresários para constituir pacotes turísticos apelativos e priorizando os serviços das empresas existentes. Trata-se de uma oportunidade única para constituir grupos de trabalho focados nos recursos concretos do Baixo Guadiana. A metodologia é simples: dialogar e trabalhar em conjunto. Os benefícios: o território é promovido e «vendido» lá fora; as empresas dinamizam o seu negócio; são criadas sinergias que promovem o desenvolvimento do território”, explica a Odiana.

A destacar que estas sessões decorrem no âmbito do projeto «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)» cuja meta é conhecer o posicionamento da oferta nos mercados internacionais e concertá-la com o setor empresarial da região. Um projeto focado num turismo sustentável e que pretende combater a sazonalidade e as assimetrias entre o litoral e as baixas densidades. A sessão é dirigida pela Odiana em conjunto com a S.P.I., empresa responsável pela implementação do projeto.

A salientar que esta iniciativa acontece com o selo da Odiana e surge no seguimento das aprovações da Odiana no âmbito dos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020, nomeadamente o «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)» – Internacionalização.

Quaisquer dúvidas por favor contactem: 281 531 171 e/ou odiana.comunicacao@gmail.com

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