Aldeia de Santa Rita vai reviver os «Maios»

0
37
Tradição será recriada a partir da oralidade de provérbios populares

 

No Algarve, em muitos lugares, é tradição no primeiro dia de Maio, criarem-se os Maios ou Maias, enfeitá-los e colocá-los na rua. Estamos a falar de bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho natural, cheios com palha, trapos, jornais amachucados e vestidos com roupa usada. São feitos pelas populações com simplicidade e improvisação, comummente acompanhados de reproduções de animais, objetos de uso comum, encenando actividades quotidianas, com dizeres a propósito em prosa ou verso.

Bonecos, ou personagens vivas como as Maias (já menos frequentes), são reminiscências de costumes arcaicos ligados ao fim do Inverno e ao eclodir da Primavera. Assinalam a renovação natureza e simbolizavam o poder fecundante da vegetação que desabrocha.

Este ano em Santa Rita, em estreita colaboração com os habitantes da aldeia, o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC) vai fazer reviver esta antiga tradição festiva tão característica na região. 

Os Maios que sairão à rua vão recriar provérbios da nossa tradição oral e foram elaborados pelas muitas pessoas, de todas as idades, que se envolveram na iniciativa: população local, EB2,3 de Vila Nova de Cacela, utentes da Asmal, Casas do Avô de Monte Gordo e Vila Real de Santo António e crianças no âmbito de Oficina de Páscoa organizada no CIIPC.

O CIIPC deixa o convite para que visite Santa Rita nos dias 30 de Abril e 1 de Maio!

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.