Alcoutim apresenta programa para Mês de Prevenção dos Maus-tratos na Infância

0
30
A iniciativa é levada a cabo pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alcoutim com apoio de autarquia local

“Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” é a designação da iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens a que Alcoutim se associa. Por essa razão, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcoutim, com o apoio da Câmara Municipal, está a organizar diversas atividades, durante o mês de abril, no sentido de assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância.

“Com esta iniciativa pretende-se consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, promover o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva, responsável e afetuosa, bem como dar a conhecer às crianças e jovens os seus direitos”, diz-nos a CPCJ de Alcoutim. De realçar que as atividades decorrem ao longo do mês de abril, sobretudo em contexto escolar, junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Alcoutim e incluem diversas ações de sensibilização, debates, leitura e exploração de histórias reais e fictícias de maus tratos.

Das actividades agendadas, o destaque vai para as sessões de apresentação do livro “A Viagem de Peludim”. As sessões serão dinamizadas pela autora do Projeto, Dr.ª Vânia Beliz, e decorrerão no dia 21 de abril, às 9h30, na Escola Básica Integrada de Alcoutim, e às 13h30 e 15h00, na Escola Básica Prof. Joaquim Moreira. Para além de um livro, “A Viagem de Peludim” é um projeto dirigido às crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende, de forma lúdica, esclarecer os mais novos sobre o seu corpo, as suas transformações, a conceção e o nascimento, abordando também as temáticas da igualdade de género, do respeito pela diferença e da prevenção da violência sexual.

Entre outras atividades é de destacar a a peça de teatro “O Silêncio de Sara”, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve. Terá lugar a 27 de abril no Espaço Guadiana, em Alcoutim. Trata-se de uma peça dirigida aos alunos do 3º ciclo do ensino básico (maiores de 12 anos), aberta à participação de toda a comunidade, em que uma atriz Tânia da Silva interpreta o papel de uma jovem adolescente que sofreu abusos e violações até encontrar força para dizer «Não». Esta peça baseia-se num testemunho verídico e permitirá a reflexão sobre a violência e abusos sexuais e formas de prevenção dos maus tratos.

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.