Música, evocações religiosas, gastronomia e desporto numa Páscoa com muito turismo em Castro Marim

0
34
O concerto pascal da Banda Musical Castromarinense é sempre um dos momentos mais aguardados das festividades desta quadra
A Feirinha da Páscoa de Altura, organização da Junta de Freguesia de Altura (Foto: CM Castro Marim)
O Clube Recreativo Alturense e a Xistarca organizaram o «Challenge Algarve», que atraiu equipas de atletismo de todo o país (Foto: CM Castro Marim)
«Páscoa Doce» em Castro Marim, uma organização da junta de freguesia local (Foto: CM Castro Marim)
O concerto da Páscoa da Banda Musical Castromarinense (Foto: CM Castro Marim)
A Feira de Velharias, com organização da empresa municipal NovBaesuris (Foto: José Luís Rua)

A natureza e o património locais foram também local eleito pelos turistas que por aqui passaram nesta altura de férias para muitos, sobretudo os vizinhos espanhóis; grandes apreciadores da cultura deste território. As celebrações para assinalar a Páscoa tiveram índoles diversas. Desde religiosas, culturais, desportivas e gastronómicas.

“As praias – Alagoa, Cabeço e Praia Verde – foram locais de eleição, havendo quem já arriscasse o primeiro mergulho do ano. Mas os visitantes também aproveitaram para passear pelo valiosíssimo património histórico de Castro Marim, como ponto de referência a passagem de mais de 1000 pessoas pelo Castelo, ícone da vila e do município”, avançou a câmara municipal de Castro Marim em comunicado esta segunda-feira.

O dia 15 de abril acolheu a Feira de Velharias, promovida pela empresa municipal Novbaesuris, e o mercadinho «Páscoa Doce», organizado pela Junta de Freguesia de Castro Marim e que contou com o apoio do Município. “As comemorações na vila foram encerradas pelo sublime concerto da Banda Musical Castromarinense, já no domingo de Páscoa, na Casa do Sal”, sublinha o município.

Em Altura foi a Feirinha da Páscoa, nos dias 15 e 16 de Abril, que completou o fim-de-semana.  A zona junto à praia foi animada pela venda dos doces típicos desta época festiva, como o folar, artesanato e outros produtos locais, mas também com muita animação infantil e musical, numa iniciativa da junta de freguesia de Altura e do Município de Castro Marim.

No Domingo de Páscoa, o mercadinho “Páscoa Doce”, organizado pela Junta de Freguesia de Castro Marim, promoveu o melhor do artesanato, produtos tradicionais e doçaria castromarinenses na Praça 1º de Maio. A iniciativa, que contou com muita animação musical,workshops infantis temáticos e pinturas faciais, terminou com um sublime concerto da Banda Musical Castromarinense na Casa do Sal.

No plano religioso, a realçar a procissão do Enterro do Senhor, que aconteceu na sexta-feira Santa em Castro Marim, juntando dezenas de fiéis em redor do esquife do Senho morto, seguido por figuras alegóricas que ostentam um véu de luto.

Para os amantes da corrida, o Clube Recreativo Alturense e a Xistarca, organizaram, nos dias 14, 15 e 16 de abril, o «Challenge Algarve», que atraiu equipas de atletismo de todo o país e passou pela Praia da Alagoa, Altura e Castro Marim.

“No âmbito da sua política de desenvolvimento, assente na aposta dos recursos endógenos do território e numa agenda regular de eventos culturais e desportivos, a Câmara Municipal de Castro Marim apoiou logisticamente todos as iniciativas, procurando reforçar a atratividade do concelho e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes”, diz o município liderado por Francisco Amaral.

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.