«Metamorfose»: Jornal do Baixo Guadiana agora online

0
115

Como é do vosso conhecimento, a edição em papel do Jornal do Baixo Guadiana terminou há já algum tempo. Tal facto, não foi o silenciar da voz do Baixo Guadiana, foi o adaptar da mesma às novas circunstâncias e aos arautos dos nossos tempos.

O Jornal online não tem a pretensão de substituir a versão em papel, antes pretende romper as fronteiras e limitações do papel e navegar pelas águas imateriais do mundo virtual, dando a conhecer a um público imensamente mais vasto o Baixo Guadiana, os saberes das suas gentes e o que de melhor por aqui acontece. A edição online do Jornal do Baixo Guadiana não exclui, no futuro, o retomar da edição em papel, pois os públicos-alvo são diferentes, tal como os meios necessários para a sua concretização.

Esta nova versão do jornal não é uma continuidade da anterior, tampouco uma rotura, trata-se de uma metamorfose, ou seja, mantendo a essência apresenta uma nova linguagem que lhe permite comunicar de uma forma diferente. As grandes mudanças são ao nível da apresentação, da rapidez a publicar e a informar sobre o acontecido, da diversidade de meios usados para veicular a informação, tais como o texto breve e imediato, a fotografia, o vídeo, a reportagem áudio e a newsletter. Pretendemos, assim, chegar mais rápido, a um maior número de pessoas e por vários canais.

A rapidez e a vontade de informar nunca poderão ofuscar a linha editorial, a deontologia, o rigor e a isenção. Mais que ser os primeiros a informar, queremos ser sérios e rigorosos na informação.

Queremos continuar a ser o rosto do Baixo Guadiana no próprio território e fora dele. Como tal, iremos continuar a promover momentos de reflexão e de aprofundamento de uma multiplicidade de temáticas, através de tertúlias, em todos os municípios que compõem o Baixo Guadiana.

Procuraremos ser um parceiro das coletividades, associações, instituições na divulgação das suas atividades. Para tal, contamos com a colaboração de todos. Agradecemos as críticas construtivas e toda a colaboração que nos possa ajudar a crescer em qualidade e abrangência.

O Jornal do Baixo Guadiana, na sua versão online, continuará o projeto de cooperação transfronteiriça. Continuaremos a ser um veículo de consolidação da Eurocidade do Guadiana, contribuindo para a consolidação da consciência de eurocidadão, revelando os seus projetos e iniciativas. Ayamonte não só é território irmão, é parte integrante do nosso projeto editorial.

Os tempos que correm apelam à unidade de todos nós, no respeito pela diversidade, na construção de um Baixo Guadiana mais atrativo, com maior qualidade de vida e menos assimétrico.

O Jornal do Baixo Guadiana é o rosto e a voz das gentes desta porção do território que são parte ativa na construção da sua identidade. Queremos afirmarmo-nos como mais um pilar de comunhão e de unidade do território e das gentes.

Dinis Faísca, diretor do Jornal do Baixo Guadiana

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.