Certificação «DOP» – Denominação de Origem Protegida

0
92

A procura de produtos alimentares tradicionais tem aumentado significativamente nos últimos anos. O avanço da tecnologia aliada ao saber-fazer tradicional permite que, pequenos produtores coloquem no mercado produtos de elevada qualidade, mas sem desconsiderar as “origens” dos mesmos. De igual modo tem-se também registado um aumento na oferta e diversidade deste tipo de produtos. Com o aumento da oferta e de modo a proteger tanto o produto como o seu produtor, foi criada a certificação “DOP”.

A “DOP” – Denominação de Origem Protegida é a designação regulamentada pela União Europeia que protege os nomes dos produtos, cujas fases de produção ocorram todas numa área geográfica delimitada. Para que a um determinado produto possa ser atribuído este título, deverá satisfazer os seguintes requisitos:

  • Ser originário de um local, ou determinada região;
  • Cuja qualidade ou características se devam essencialmente a um meio geográfico especifico, incluindo os seus fatores naturais e humanos.

Adquirir esta certificação é uma mais-valia para o produtor, pois protege o produto de imitações/falsificações.

Esta denominação garante ao consumidor que o produto tem sabor e aroma diferenciados, que foi obtido de forma tradicional, que tem uma enorme ligação ao território e ao saber-fazer e que foi sujeito a um rigoroso sistema de controlo independente.

Carlos Brás,

Engenheiro Alimentar

Publicidade
Partilhar
Carlos Brás
Natural de Vila Real de Santo António e residente no Concelho de Castro Marim é formado em Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (2012), e Pós-Graduado em Segurança no Trabalho pela CoProFFis – Engenharia, Consultadoria e Formação de Faro (2015). Desempenha funções de Técnico Superior de Higiene e Segurança Alimentar e no Trabalho na NovBaesuris EM, SA de Castro Marim, desde 2013. Desde 2014 é colaborador do Jornal do Baixo Guadiana, na rubrica «Ideias a Conservar», com textos acerca de Higiene e Segurança Alimentar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.