Biblioteca Municipal de Castro Marim lança “Pequena Biblioteca”

0
24

No âmbito da sua missão como promotora por excelência do livro e da leitura, a Biblioteca Municipal de Castro Marim lança, no dia 20 de janeiro, pelas 15h00, a iniciativa “Pequena Biblioteca”, com um fundo documental muito peculiar. O lançamento da iniciativa será enriquecido com a presença do conhecido contador de histórias, Jorge Serafim.

A “Pequena Biblioteca” é uma réplica da Biblioteca Municipal de Castro Marim, onde serão disponibilizados ao público livros integrantes de um fundo doado à biblioteca municipal. Estas pequenas réplicas da própria biblioteca estarão em alguns pontos do concelho de forma que os leitores interessados possam levar consigo um livro sem data de devolução marcada, fazendo-o substituir por outro, numa tentativa de se criar uma rede de cultura e conhecimento de fácil acesso e interação.

Podem ser policiais ou histórias de amor. Há quem prefira a poesia ou o fantástico, ou mesmo um simples guia de viagem, tendo todos eles em comum o facto de terem sido alvo de uma doação. O objetivo é inspirar os futuros leitores a “roubarem” o livro sem ser necessário recorrer a empréstimo formal, à luz da história do doador do referido fundo documental, agora denominado “Um Livro Roubado” (ver documento abaixo – A História de um Livro Roubado). Foram entregues à biblioteca, aproximadamente, 500 livros, num valor que ronda os 7300€.

Os livros serão então distribuídos pelas “Pequenas Bibliotecas”, que se podem encontrar nas ruas da vila de Castro Marim e Altura. Para desafiar os hábitos de leitura e até as preferências dos leitores, a equipa da Biblioteca Municipal de Castro Marim distribuirá diariamente cerca de 20 livros pelas “Pequenas Bibliotecas”.

Esta é a primeira vez que os livros são livremente disponibilizados nas ruas do concelho de Castro Marim. Pretende-se, assim, uma maior aproximação ao objeto que é o livro. Junto ao Mercado e à Biblioteca Municipal de Castro Marim, e em Altura, junto ao edifício do Mercado e próximo da Rotunda da Av. 24 de junho, são algumas das zonas onde se podem encontrar os livros.

Os livros das “Pequenas Bibliotecas” são sinalizados com um panfleto que contextualiza a iniciativa e que convida o leitor a conhecer a Biblioteca Municipal, onde se encontra todo o fundo documental residente.

Com a iniciativa, a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal de Castro Marim pretendem que o livro vá ao encontro das pessoas e se cruze com elas. Numa fase posterior, ambiciona-se ligar esta iniciativa à ação “Bookcrossing”, um conceito mundialmente conhecido e que consta da prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem e possam ler, libertando-o depois e assim sucessivamente.

No mesmo, 20 de janeiro, será apresentado na Biblioteca Municipal de Castro Marim, pelas 21h00, a biografia de “Paco de Lucía – El Hijo de la Portuguesa”, de Juan José Téllez, enriquecido pelo momento musical de João Frade e Luuk Meulema.

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.